Por Gabriel Mecking – Publicitário do time de Performance
A era digital é uma realidade para o mercado, que está se adaptando às novas formas de relacionamento com as marcas e de aquisição dos produtos. O processo de compra ficou mais complexo e, em sua maioria, digital, tornando o consumidor um indivíduo mais exigente e seletivo, levando as empresas até a busca da estratégia certa para prosperar, ou seja, o Marketing Digital.
No cenário atual, nenhuma empresa vende apenas por um canal, o número de e-commerce cresceu e o Marketing Digital se tornou obrigatório para o crescimento das vendas. Diferente das mídias tradicionais, esse conjunto de estratégias permite que você segmente seu público de interesse e eleve a geração de renda e valor do seu negócio, fincando a bandeira no local que seu consumidor está, ou seja, online.
A presença online e o relacionamento cliente/empresa se confirma com o Relatório Global Digital 2022 , publicado pela We Are Social e Hootsuite , onde os veículos avaliaram que 1 em cada 4 usuários de internet com idades entre 16 e 64 anos (27,6%) descobrem novas marcas, produtos e serviços por meio de anúncios de mídia social, o que é apenas um pouco menor do que o número de anúncios de TV (31,1%).
O estudo revela que, além dos canais pagos, nota-se que pouco menos de 1 em cada 4 usuários de internet em idade ativa (23,2%) gosta ou segue ativamente uma marca nas mídias sociais todos os meses, enquanto quase 1 em cada 8 (12,2%) (re)compartilha postagens de mídia social das marcas pelo menos uma vez por mês.
O valor de estar ativamente online e presente no debate das marcas é de grande valia ao seu negócio e está diretamente ligado ao seu crescimento e a visibilidade no seu mercado. Por isso, resolvemos enumerar as razões de como o marketing digital é importante para a sua empresa e de que forma ele pode aumentar as suas vendas.
1. Reforça a sua marca com a presença online
Marcar presença no meio digital é extremamente necessário para aumentar a chance de atingir o consumidor com sua mensagem, esse alcance coloca sua marca em destaque nas conversas e, consequentemente, no seu nicho de mercado. Com boas estratégias de produção e gestão de mídias sociais você conseguirá expor sua marca 24h para um público maior e dar mais evidência ao seu serviço. Dessa forma, você alcança um indivíduo que está propenso a realizar a compra do seu produto ou serviço, levando a sua mensagem a pessoas que podem ter essa demanda no futuro. Além disso, você estabelece uma relação mais próxima com seu público de interesse, essa proximidade é imprescindível para sua empresa prosperar no mercado.
2. Atinge clientes em potencial
Com essa presença online e a fixação da imagem da sua empresa, você vai gerar um alcance maior da mensagem e consequentemente atingir mais pessoas que futuramente podem ter uma demanda relacionada ao seu serviço, nesse caso, tornando-se um potencial cliente ou um lead. O Marketing Digital é a melhor forma de garantir mais leads e de atingir clientes que realmente possuem poder de compra, visto que suas estratégias geram mais visibilidade, destaque e engajamento. Logo sua empresa vai estar disponível todos os dias para que clientes vejam e cheguem até ela de diversas maneiras. Através do uso de processos como landing pages, anúncios nas mídias sociais, SEO, links patrocinados, promoções e outros.
3. Você alcança os clientes certos por meio da segmentação
O sucesso do seu negócio também está ligado em conhecer o seu público de interesse, em quem você deve focar seus esforços, aqueles que estão mais propensos a comprar e criar uma relação com sua marca. Isso também é relevante porque sem segmentação, o seu investimento para propagar seu negócio para um público mais geral é maior e o retorno pode ser menor, visto que muitas pessoas não estão prontos para efetuar a compra ou de se ligar a sua empresa. Com o Marketing Digital você evita gastos exorbitantes na divulgação da sua marca e na tentativa de atingir os clientes certos. Você pode construir suas campanhas com um segmentação de fatores para o público como regiões de interesse, perfil do público-alvo, datas, horários que estão online, entre outros. Esse meio de comunicação é muito flexível e preciso, além de permitir a mensuração dos resultados que cada estratégia trouxe. Dessa forma, você pode analisar o que está dando certo ou não e escolher os melhores caminhos.
4. Você fideliza seus clientes
Sempre é importante criar uma relação com seu consumidor, como alguns dados mostraram anteriormente, o meio digital possibilita que o cliente siga suas empresas favoritas nas mídias sociais e interaja com elas. Isso possibilita o uso do Marketing digital através da gestão de mídias, com a criação de conteúdos interativos visando a construção de um relacionamento de proximidade com o consumidor, pois essa presença online também faz com que você conheça melhor o seu público. Seguindo esse caminho eles se tornarão fiéis a sua marca, e naturalmente acabam passando a sua mensagem a frente, criando uma propagação do seu serviço de maneira natural e gratuita. Mais destaque para sua imagem e mais possibilidade de vendas.
5. Traz a liderança e autoridade de mercado para sua empresa
Conquistar novos clientes e passar uma mensagem forte significa se posicionar no mercado, aquele lema de que todos os clientes estão online também valem para seus concorrentes, e na internet é preciso sempre fazer o melhor conteúdo e comunicação de seu produto, pensando em criar um leque cada vez maior de consumidores e uma mensagem poderosa. O uso estratégico e correto do Marketing Digital pode fazer você ultrapassar empresas maiores ou que estão a mais tempo no mercado. Se a qualidade de conteúdo e estratégias são boas as possibilidades de crescimento e autoridade são infinitas.
6. Cria uma visibilidade maior à sua marca
O marketing digital também possibilita que você atinja a sede por informação que povoa a internet, tanto por assuntos gerais como por produtos e serviços cada vez mais nichados. Essa visibilidade diária para a sua marca cria um grande potencial de venda e leads (clientes potenciais) para a sua empresa. Pense que todos os dias milhares de pessoas pesquisam para tirar dúvidas, buscar produtos, isso torna o online uma vitrine enorme para o que você tem a oferecer e destaca sua marca para todos esses olhares. O marketing digital não só te leva a conhecer e fidelizar novos públicos, como também faz o alcance da mensagem e imagem da sua empresa aumentar.
7. A possibilidade de usar diferentes estratégias e resultados mais eficazes
O leque de estratégias que o Marketing Digital possibilita é bem extensa e consegue abranger vários serviços ou objetivos. Independente de qual seja seu setor, ele terá uma solução eficaz e resultados palpáveis para o seu negócio. Além do crescimento de vendas, você também terá um aumento no valor da sua empresa no mercado e na relação com seu consumidor. Essa abrangência de táticas e resultados é uma das grandes vantagens do Marketing Digital.
Esses são alguns benefícios do investimento no Marketing Digital para aumentar as vendas da sua empresa. É importante citar a relevância da análise e do planejamento de cada ação e estratégia a ser executada. Estude sobre o seu setor, converse com profissionais ou empresas de marketing e, obviamente, defina muito bem o objetivo que deseja alcançar com essas novas táticas.