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10 dicas para aumentar os agendamentos do seu consultório

O mercado na área da saúde possui um alto número de médicos com clínicas e consultórios, todos eles oferecendo serviços muito semelhantes. Existe também a dificuldade com o número de tarefas nesse meio, ou seja, organizar o consultório e a agenda, além também de atender o paciente da melhor forma para que ele retorne. Então, além de otimizar as tarefas no consultório, é preciso pensar em fidelizar o paciente e consequentemente manter o agendamento de consultas lotado.

Essa é a grande dúvida para uma empresa que atua dentro de uma área com tanta concorrência, como conseguir mais pacientes ou colocar a minha clínica em evidência.

Obviamente não existe uma fórmula mágica para chegar a esses resultados, mas existem estratégias que podem ajudar no crescimento do seu consultório, como o Marketing Digital.

Como o Marketing Digital pode ajudar na sua clínica?

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado e principalmente digital. As formas e a jornada de consumo do público mudou, todos estão diariamente online à procura de informações, serviços e outros assuntos. O caminho até efetuar a compra ou escolha do melhor produto e empresa, é composto pela pesquisa profunda por avaliações ou profissionais, até chegar a possibilidade de uma fidelização no pós compra.

Todo esse cenário também vale para o setor médico, antes de escolher a melhor clínica as pessoas procuram sobre os doutores da empresa, qual sua localização, as formas de pagamento e maneira para agendar consultas. Procuram por sites ou mídias sociais chegando até a ir atrás de avaliações de outros pacientes.

Algumas ações e benefícios que o uso do Marketing Digital pode trazer ao seu consultório são:

✅ Criação e desenvolvimento de um novo visual para sua clínica

✅ Divulgação dos seus serviços em diferentes canais

✅ Melhorar a experiência de atendimento do cliente

✅ Construção de um relacionamento mais forte com seu paciente

✅ Possibilidade de educar seus pacientes através de conteúdos específicos

✅ Conhecer mais seu público e definir o paciente ideal.

A partir desse cenário e pensando nas possibilidades do uso do Marketing Digital, vamos trazer agora 10 dicas para você lotar os agendamentos e agregar valor à imagem da sua clínica.

1- Saiba mais sobre seu público de interesse

Antes de qualquer coisa é importante saber quem são seus pacientes? Qual mídia social eles mais usam? O que eles pesquisam online?

Também é essencial que você saiba qual tipo de público você quer atingir e isso parte da ideia de conhecer o seu público alvo. Qualquer estratégia adotada deve ter o seu paciente e seu benefício como ponto central.

O conceito de público alvo diz respeito ao seu cliente ideal e suas informações como faixa etária, gênero e localização. Saber disso ajuda na formulação das suas estratégias de comunicação, para que suas ações sejam direcionadas e atinjam diretamente a pessoa que está mais propensa a consumir ou adquirir o seu serviço.

Nesse caso, táticas como a criação de uma persona da clínica podem ajudar bastante, esse processo gira em torno da criação de um personagem semi-fictício do seu paciente ideal. Ela é criada com base em informações reais do público que frequenta sua empresa.

2- Estabeleça objetivos claros

O marketing digital possui inúmeras estratégias para solucionar ou ajudar dependendo de qual seja seu problema.

Mas antes de tudo, é importante que você tenha objetivos bem definidos e não tentar usar todas as estratégias de uma vez porque isso pode atrapalhar os seus resultados. Estabeleça um objetivo e estude a melhor tática para alcançá-lo.

Por exemplo, se o seu objetivo é educar ou apresentar mais sobre os serviços que são prestados no seu consultório, a melhor estratégia seria focar em conteúdos nas suas mídias sociais através do Marketing de Conteúdo.

3- Crie conteúdos com utilidade e relevância

Também é vital exibir mais sobre os serviços e procedimentos que sua clínica presta, principalmente para que os pacientes conheçam mais sobre você e também sejam educados. Isso é relevante para agregar valor a sua marca e construir uma relação com quem está lendo, pois passa um ar de autoridade no assunto e cria visibilidade para sua marca com possíveis compartilhamentos.

Sendo você ou uma empresa especializada a responsável por essa produção é essencial definir para uma estratégia de distribuição desse material, bem como os canais onde serão postados.

É ideal criar um cronograma de postagem para manter a periodicidade e um calendário editorial, ou seja, manter tudo organizado sobre temas, formatos, dias da semana e afins.

O formato desse conteúdo também é relevante, você pode criar um artigo mais informativo para o site, ou um ebook sobre serviços e seu consultório, uma postagem educacional com dicas de como se manter uma alimentação saudável, existem várias possibilidades.

4- Use as mídias sociais dar alcance ao seu conteúdo

Um passo importante em qualquer ação de conteúdo é saber de que forma vinculá-lo e saber qual lugar é mais rentável de isso ser feito. Isso varia muito dependendo dos seus objetivos e os meios em que seu público se encontra.

Por isso, um canal importante de veiculação deve ser o seu site. Ele deve ser o principal local para não só seu público, como novos pacientes encontrem informações da sua clínica. Ele deve ter uma boa funcionalidade e layout para quem acessa pelo computador e celular.

Nesse caso, uma estratégia boa é otimizar seu site para SEO, uma prática de rankeamento que ajudará seu canal a aparecer nos primeiros resultados do Google. Mantenha o conteúdo atualizado e use iscas através de botões que levem até o com Whatsapp ou Facebook e Instagram do consultório, onde a pessoa poderá tirar dúvidas ou até marcar uma consulta.

Além disso, use um artigo mais extenso no seu site e recicle esse texto para postar nas outras mídias da clínica.

5- Utilize Landing pages no seu site

Como já foi citado, é essencial que seu site seja automatizado e funcional para receber a visita de potenciais clientes. O visual dele é importante, porém ele também deve ser pensado para gerar uma coisa, a conversão do potencial para um novo paciente.

Uma estratégia que pode ser usada para isso é a Landing Page, uma página que possui todos os elementos voltados à conversão, do visitante ao Lead (potencial cliente). Ela também é conhecida como página de aterrissagem, de conversão ou de captura. Então, se um usuário busca por determinado assunto no Google e acessa um post no seu blog, por exemplo, esse post será a página de aterrissagem.

Em geral, Landing Pages possuem menos elementos e links do que a home de um site normal, esse visual é propositalmente desenvolvido para chamar a atenção e promover a conversão. Nessa página você pode oferecer conteúdos que agreguem valor a sua marca e convençam o paciente a contatar a sua clínica, como por exemplo, uma lista dos serviços que o consultório presta, um ebook sobre atitudes saudáveis no dia a dia  ou um agendamento mais fácil através de um formulário. Sempre pensando em direcionar o visitante para suas mídias sociais, pois além da conversão também pode aumentar o seu número de seguidores.

6- Considere usar o trabalho de um gestor de mídias sociais

Com o fluxo normal de trabalho na clínica, pode ser que ocorra um sobrecarregamento ou até acabar não sobrando muito tempo para cuidar da divulgação do seu negócio.

Por isso, você deve considerar a contratação de uma empresa ou de um gestor de mídias. Isso não se deve só ao fato do acúmulo de funções, mas também ao fator de qualidade do planejamento e das estratégias que irão ser mais abrangentes, dependendo do que você almeja.

Além de profissionais especializados, você também poderá ter um gestor de mídia cuidando das suas mídias 24h.

Esse profissional, também conhecido como social media, vai trabalhar com a gestão dos seus perfis nas mídias sociais, com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores e também  exercerá a função de agendamentos de posts e relacionamento com o seu público.

7- Crie um vínculo com seu público através da interação

Produzir e veicular conteúdos relevantes é uma parte importante, mas ainda mais essencial ainda é criar um relacionamento com novos públicos que essas ações irão atrair.

Fidelize os indivíduos que já são seus pacientes, mas doe o mesmo esforço para se engajar a base de contato poderá virar um futuro paciente, aqueles que demonstraram interesse ou estão interagindo com seus materiais nos demais canais.

Identifique qual é a mídia que mais gera engajamento para novos pacientes e direcione conteúdos que incentivem a interação e a fazer agendamentos na sua clínica, responda todos os comentários e demonstre interesse em tirar as dúvidas.

Essas ações criam uma conexão e fortalecem o relacionamento de novos públicos com o seu negócio, criando uma imagem positiva mesmo antes do paciente entrar no seu consultório. Além disso, essa estratégia também pode criar indicações dos seus novos pacientes, uma mídia espontânea.

Como já citado, uma dica importante para essa ação é contratar os serviços de um profissional ou empresa de marketing para cuidar das mídias sociais,o que tornará os resultados ainda mais efetivos.

8- Use o Google Meu Negócio

Os buscadores online também são um dos seus grandes aliados para que as pessoas encontrem o seu site e consequentemente os seus serviços.

Obviamente, o maior mecanismo do mundo é o Google. Atualmente grande parte dos pacientes tira dúvidas sobre sintomas e saúde no geral nesse buscador. Por isso, uma boa dica é ter um perfil no Google Meu Negócio, uma ferramenta que vai facilitar que seus consultório seja encontrado na Rede de Pesquisa do Google e no Google Maps

Ele é gratuito e te ajuda a deixar disponível para os usuários suas informações de localização, seu horário de funcionamento, produtos, serviços e fotos do seu negócio. Existe também um espaço de avaliação, que caso seja positiva pode incentivar futuros pacientes a agendarem uma consulta.

9- Utilize ferramentas de marketing para sua organização

Os resultados no Marketing Digital podem ocorrer a longo prazo mesmo com o esforço e boas estratégias. Uma solução para conseguir respostas mais rápidas, é o investimento em estratégias com o uso de anúncios pagos.

Porém, para investir corretamente nesse plano é necessário manter uma estabilidade em cada canal que você escolheu impulsionar, ou seja, isso exige constância de postagens e monitoramento dos investimentos e resultados, o que pode atrapalhar sua rotina de trabalho na clínica.

Nesse caso, uma dica válida é apostar em softwares médicos, essa ferramenta organizacional auxilia nas atividades diárias no ambiente de clínicas e hospitais, permitindo uma gestão automatizada, sem falhas humanas ou desperdício de tempo em tarefas burocráticas.

Alguns dos mais completos oferecem a automatização de tarefas e ferramentas em um único lugar, isto é, agendamento online, e-mail marketing, lembretes de consulta por WhatsApp, entre outros disponíveis de maneira rápida.

Isso vai te ajudar a ter um controle do seu investimento em anúncios, bem como das consultas de cada paciente, um tempo e organização valiosa.

10- Avalie sobre o uso de mídias pagas

Como dito anteriormente, as mídias pagas podem gerar resultados mais rápidos e efetivos, mesmo que exijam monitoramento e mensuração de dados constantemente, além de saber em que canal investir para ter um bom retorno.

A mídia, ou tráfego, pago consiste em anúncios feitos nos mecanismos de busca, mídias sociais e até mesmo em outros sites. O Marketing Digital, permite que os visitantes sejam conduzidos a páginas estratégicas para a empresa, como as de vendas ou de conversão.

Por exemplo, quando fazemos uma busca no google existem páginas dos primeiros resultados que tem em destaque a palavra “anúncio”. Isso faz parte de uma mídia paga do Google Ads ou anúncios do Google, como também é chamada. Outras ferramentas de anúncios que podem ser utilizadas são o Facebook Ads, os Anúncios no YouTube, o Instagram Ads, o LinkedIn Ads e o Native Ads, dependendo do seu canal de preferência.

Essa estratégia entrega resultados mais rápidos e pode aumentar o alcance da sua mensagem até novos pacientes e consequentemente ter mais agendamento de consultas.

Todas essas dicas dependem dos seus objetivos e estratégias que precisam ser definidos antes de qualquer coisa, seja aumentar o agendamento ou a fidelização no pré e pós consulta, o importante é pensar e planejar bem suas ações e quais táticas são melhores para o seu negócio, só assim você vai ter resultados eficazes e ganhar relevância no mercado.

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