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Você posta todo dia no Instagram e não vende?


Posta todos os dias e não consegue vender no Instagram? Se identificou com isso? Pare agora e veja 9 pontos que podem estar fazendo com o que o seu Instagram não venda!

Porque você não vende?

Todos os dias eu recebo mensagens do tipo “Alê, eu posto todo dia no Instagram e não consigo vender, o que pode ser?”

Infelizmente esse tipo de situação já assombrou muitos lojistas e continua assombrando ainda hoje.

Ter um negócio online, muitas vezes engloba situações complicadas para se entender e compreender, mas a mais frustrante é não conseguir vender.

Portanto, se você estiver postando todos os dias no Instagram e mesmo assim não consegue vender, o conteúdo de hoje é especialmente para você!

Geralmente quando eu recebo mensagens sobre pessoas que não conseguem vender no Instagram é porque o negócio não está estruturado da forma adequada.

Muitas vezes, só de passar o olho num perfil de negócios no Instagram já dá para perceber o que há de errado.

Há diversos fatores que podem estar impedindo o seu negócio do Instagram de vender mais. Por exemplo, a falta de clareza sobre o seu público alvo pode fazer com o que o seu negócio não venda.

Além disso, a falta de clareza sobre o público é o maior motivo de você postar todo o dia e mesmo assim não vender nada!

Mas caso a sua vontade realmente seja de vender mais no Instagram, você precisará prestar atenção nos 9 pontos a seguir:

Falta de clareza de público alvo

Como já dito neste conteúdo, a falta de clareza sobre o seu público alvo é o maior fator que faz o seu negócio não vender, mesmo postando todo o dia no Instagram – e pode colocar em risco o seu negócio.

Esse erro é frequentemente cometido pelos iniciantes no mercado online, que ainda não sabem para quem vão vender.

Portanto, é de suma importância você conhecer as pessoas que deseja atingir, caso contrário, suas vendas irão diminuir e resultar num estoque parado.

Dito isso, antes de querer postar todo o dia no Instagram, encontre o seu público alvo, aquele que realmente irá se interessar pelo o que o seu negócio tem a oferecer.

Fotos ruins

Sabe aquele ditado “amor à primeira vista”? Ele deve acontecer nos produtos do seu negócio.

De nada adianta você postar todo o dia no Instagram e usar fotos ruins.

Eu já vi muitos negócios com fotos escuras ou embaçadas, que realmente me fizeram abandonar o interesse em adquirir um produto.

E pode ter certeza, caso os seus clientes vejam uma foto ruim sobre um produto interessante que você tem, eles vão abandonar a ideia de adquiri-lo.

Para evitar esse tipo de situação, você terá que ver as suas fotos como os seus clientes veem. 

Eu sei que muitos lojistas são apaixonados por seus próprios produtos, que nem percebem a má qualidade que a foto está.

Dito isso, experimente fazer o teste de analisar as fotos dos seus produtos e ver se elas realmente estão boas para o seu público alvo.

Só postagens de fundo de funil

Muitos lojistas não sabem como funciona um funil de vendas, e nem mesmo entendem que o seu Instagram pode estar virando um fundo de funil.

Mas pera, que vou explicar melhor essa situação.

Alguma vez você já acessou um Instagram de alguma vendedora e só viu fotos de produtos, como se fosse um catálogo de itens?

Pois bem, você acabou de presenciar um tipo de postagem de fundo de funil, e mesmo que essa pessoa poste todo o dia no Instagram, não irá conseguir vender.

Portanto, esse é um erro que você não deve cometer no seu negócio, não transforme o seu Instagram em um catálogo de produtos.

Experimente postar conteúdos sobre a funcionalidade dos seus produtos, e até mesmo provas sociais, com seus clientes usando seus produtos.

Evite apenas postar produtos, produtos e produtos. O seu negócio não é uma “máquina” de fotos de produtos.

Falta de clareza na legenda

Uma das melhores formas para o seu cliente entender o seu produto é as legendas. Elas podem fazer a diferença para manter alguém interessado no seu conteúdo e produto.

Sendo assim, é importante que você aprenda a escolher as palavras certas para falar com a sua audiência, ou seja, a linguagem que o seu público alvo costuma usar.

Além disso, tenha em mente uma coisa: qual é o seu objetivo?

Para elaborar as legendas sobre seus produtos é preciso que você defina o seu objetivo, seja ele atrair mais seguidores, gerar engajamento, tornar a sua loja mais conhecida ou só explicar seu produto.

Após isso, coloque em prática a linguagem que o seu público alvo está procurando no seu negócio para conseguir vender mais no Instagram.

Hashtags erradas

Sem sombras de dúvidas que uma das maneiras mais eficazes para atrair e alcançar mais clientes para o seu negócio online é escolher as hashtags certas.

No entanto, não são somente as hashtags que irão fazer você vender mais, e sim o conjunto de: legendas, fotos e hashtags.

Dito isso, as suas hashtags devem ser escolhidas a dedo, de acordo com o seu público alvo, assim como as legendas.

Portanto, faça bom uso de hashtags, mas não abuse. Não esqueça, muitas hashtags ou informações, tornam a publicação poluída, o que irá gerar estranheza no seu público.

Nome de usuário e biografia

Outro ponto que pode estar fazendo o seu negócio não vender no Instagram é o nome de usuário e biografias não serem atrativos e estratégicos.

Por exemplo, o nome de usuário do seu Instagram não condiz com a biografia do seu negócio ou vice-versa.

Além disso, ainda há o problema que muitos lojistas não colocam formas de entrar em contato com você (até porque o seu cliente não tem uma bola de cristal para adivinhar uma forma de entrar em contato com o seu negócio).

Caso você não se atente nisso, pode postar todo o dia que ainda não irá conseguir vender.

Sem link na bio

Seguindo a mesma linha de raciocínio do ponto anterior, o seu perfil precisa de um link na biografia.

Mas como assim link?

De forma curta e direta, o seu cliente precisa de um link de contato direto com você!

Esse link em questão pode ser um e-mail direto para contato ou até mesmo o WhatsApp do seu negócio para atendimento.

Portanto, não esqueça de acrescentar uma forma de contato do seu cliente para você!

Sem preço (ou o terrível “preço inbox”)

Um dos pontos que acabam com o tesão de comprar um determinado produto é a falta de especificações, mas a falta de preço não dá né gente.

Qualquer negócio que se leve a sério não pode em hipótese alguma publicar um produto e não dar explicações nem de quanto custa esse produto.

E, tem mais, há lojistas que abordam a alternativa de “preço inbox”. Isso faz com que qualquer cliente saia correndo e não perca totalmente a vontade de adquirir um produto com esses lojistas.

Muitas vezes só o fato de você colocar os preços dos seus produtos já fazem com que você venda mais no Instagram!

Portanto, não tenha medo de especificar o preço dos seus produtos e deixar isso o mais claro possível para seus clientes.

Sem conteúdo para tirar dúvidas

Por último e não mais importante; se você quer postar todo dia no Instagram e ainda vender mais, é preciso ter conteúdos para tirar dúvidas dos seus clientes.

Quando eu digo conteúdos para tirar dúvidas, eu não falo a respeito de nada de um bicho de sete cabeças, e sim um conteúdo simples e direto.

Por exemplo, se você vende artigos de verão, seja de praia ou áreas afins, produza um conteúdo explicativo sobre esses ítens, como usar, onde usar ou como cuidar.

Saiba que tomando essa atitude, o seu negócio terá ainda mais empatia do seu público para a sua loja.

Ufa, chegamos ao fim de mais uma jornada. Agora coloque em prática tudo isso que aprendeu hoje e veja a diferença que esses 9 pontos podem fazer para vender mais no Instagram!

Caso você queira aprender ainda mais sobre como vender todo o dia no Instagram, saiba que eu criei uma aula super especial com um passo a passo para ter um negócio rentável e sustentável!

Não se esqueça de compartilhar esses conteúdos com outros lojistas que possam se interessar. Caso tenha alguma dúvida ou outras dicas para compartilhar, entre em contato com santiago@formastudio.com.br e converse conosco!

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